Imagem capa - Cumuruxatiba: conheça esse paraíso secreto no Sul da Bahia por Gabi Marques
Cumuruxatiba

Cumuruxatiba: conheça esse paraíso secreto no Sul da Bahia

Cumuruxatiba, "onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa", frase icônica que com certeza você verá ao chegar na cidade, seja em algum restaurante ou pelas ruas: anuncia que nada aqui será ao seu tempo... e não será preciso passar muitos dias por aqui para sentir essa energia. 



Entrada de Cumuruxatiba bahia



Cumuruxatiba Bahia


De origem indígena,  Cumuruxatiba é um termo pataxó para descrever a dança das marés, uma variação tão marcante entre as marés baixa e alta, um espetáculo a parte, tão característico daqui. Que se torna ainda mais grandioso com a infinidade de cores que o céu e o mar proporcionam todos os dias, do nascer ao por do sol.



nascer do sol na praia de cumuruxatiba bahia

praia de cumuruxatiba bahia durante maré baixa

por do sol na praia de cumuruxatiba bahia

por do sol na praia de cumuruxatiba bahia


A pequena vila de pescadores, Cumuruxatiba, está localizada no extremo sul da Bahia, é distrito do município de Prado e, por consequência, pertence à Costa das Baleias. Sem dúvida Cumuru (apelido carinhoso dado à Vila) é um dos lugares mais lindos e acolhedores pelos quais passei. 



Cumuruxatiba bahia

Igreja de santo Antonio Cumuruxatiba Bahia


Poucos sabem, mas o que hoje é uma vila de pescadores é também território indígena Pataxó, e por aqui iniciou a história do Brasil sob o olhar dos Portugues: A Barra do Cahy, praia poucos quilômetros após a vila, foi o local exato em que das caravelas se avistou o Monte Pascoal, mas vale uma postagem só para ela depois.


A praia de Cumuruxatiba 


Se você procura por lugares aonde ir em família, com praias calmas para crianças, e muita sombra e brisa fresca, acabou de encontrar: em Cumuruxatiba ainda é possível desfrutar de praias tranquilas e muitas delas desertas, com suas águas mornas e quase sem ondas.




Fotografia cumuruxatiba, foto de família na praia

Foto de casal na praia cumuruxatiba Bahia


Dentro da própria vila se destaca a Praia do Píer, batizada assim devido a presença do segundo maior píer do mundo feito em madeira, que mesmo destruido pelo tempo continua sendo o cartão-postal de Cumuru, avançando quase 1 quilometro mar a dentro.

Outro espetáculo à parte nas praias de Cumuruxatiba tem períodos específicos do ano: a possibilidade de ver baleias no Brasil, entre os meses de Julho à Outubro, e já aviso: é uma desses experiências que não tem preço!



Cumuruxatiba Bahia

Cumuruxatiba bahia


Apesar de toda exuberância e beleza vale lembrar que Cumuruxatiba é um pequeno distrito e se você vem de fora se atente a questões como horários de funcionamento de restaurantes, supermercados e farmácias. Outro ponto importante é que a vila não dispõem de posto de gasolina, então lembre-se de abastecer nas cidades mais próximas – Prado ou Itamaraju. 



Restaurante na praia de cumuruxatiba

 


Agora que se encantou por Cumuruxatiba, saiba como chegar nesse paraíso secreto, o que fazer e quais praias conhecer.